quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cash e Top Pair... Pratique o desapego

Uma das primeiras coisas que um jogador precisa aprender para ser vitorioso em cash game é saber largar top-pair, muitas vezes mesmo com top-kicker. A menos que a mesa seja insana e que você queira bancar a volatilidade do seu bankroll (pois isso vai acontecer), não vale a pena colocar todo o seu stack em jogo com esse jogo.

Duas coisas para se ter em mente:

Top pair (mesmo com top kicker) é considerado jogo fraco em cash game (Dan Harrington coloca isso no seu livro de cash game)

A mão média para vencer no Texas Holdem é 2 pares (Phil Gordon coloca isso no seu Green Book of Poker).

Espere uma mão melhor para colocar todo o seu stack no meio. Não se comprometa com top pair, controle o pote ao invés disso.

Uma mão como exemplo:

Absolute/UB Cereus No-Limit Hold'em, $0.50 BB (8 handed) - Absolute/UB Cer Converter Tool from FlopTurnRiver.com

Button ($73.50)
DanBahia (SB) ($48.50)
BB ($16.80)
UTG ($25.72)
UTG+1 ($40.28)
MP1 ($36.25)
MP2 ($50.75)
CO ($56.20)

Preflop: DanBahia is SB with ,
1 fold, UTG+1 calls $0.50, MP1 calls $0.50, 3 folds, DanBahia calls $0.25, BB checks

Flop: ($2) , , (4 players)
DanBahia checks, BB checks, UTG+1 checks, MP1 bets $2, DanBahia calls $2, 2 folds

Turn: ($6) (2 players)
DanBahia checks, MP1 bets $6, DanBahia raises to $16, MP1 calls $10

River: ($38) (2 players)
DanBahia bets $18, MP1 calls $17.75 (All-In)

Total pot: $73.50 | Rake: $3.50

Results:
DanBahia had 4, A (two pair, Aces and fours).
MP1 didn't show

Notem que eu tenho um A mas prefiro jogar um pote pequeno no pré-flop. Mesmo depois que eu flopo o top-pair, eu dou check para controlar o pote. Essas duas técnicas são muito boas e aplico com frequência. Quando o UTG aposta o pote, coloco ele em uma mão média/fraca ou em roubo. Dou um call. Muito provavelmente, o turn me ajudando ou não, eu vou dar check. Se ele não me ajudar e o vilão tiver coragem para dar o segundo tiro alto (acima de metade do pote), eu provavelmente darei fold.

Bom, o turn me ajuda... me dando 2 pares. O vilão volta mais uma aposta forte. Eu me sinto bem com meus 2 pares. Até pq o vilão pode estar com apenas top pair ou em flush draw (muitos jogam bem forte os seus draws on-line). Não acho que ele tenha a trinca, pois as apostas estão muito altas... como quem quer proteger o pote. Dou um raise alto nele. Ele pensa muito e dá call. Nesse momento, estou certo que estou na frente. Se ele tivesse uma trinca ou sequencia, teria voltado all-in.

A última carta vem de ouros. 2 coisas não me fizeram ficar com medo dessa carta: se ele tivesse em flush draw, provavelmente teria largado no meu check-raise do turn. Além disso, o tamanho do pote para o que ainda tinha para trás nos nossos stacks não me fariam largar essa mão caso ele voltasse all-in. Como eu gosto de colocar e não sofrer pressão, coloquei-o de all-in.

Quando ele deu call, achei que ele teria AK, AQ ou AJ. Para a minha surpresa, ele tinha A8o (eu vi no hand replay). Com essa mão, ele ganhou o status de pato para mim. Como uma pessoa arrisca quase 80BB com top-pair e um kicker de 8? De que mão ele esperava ganhar??? Ele só ganhava de um blefe ou de algum insando que estivesse jogando bem forte (como eu joguei) com um A pior que o dele. Esse é o caminho mais curto de se perder dinheiro jogando poker! Nem recrimino tanto a jogada do flop dele nem do turn, afinal, nunca é tão ruim fazer pressão. Mas pagar o meu re-raise no turn e o all-in no river (ok, ele já estava pot-commited) é um ato, no mínimo, heróico... e, na minha opinião, impensável no NL50.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário