terça-feira, 22 de setembro de 2009

Eu odeio short stacks!

Eu odeio short stacks!! Falo especificamente de jogo cash. Short stacks são os figuras que entram com o mínimo na mesa, normalmente 20 BB. No NL50 (no-limit holdem 0,25/0,50), eles entram com $10 quando o máximo varia entre $50 e $100.

Por que eu odeio os short stacks??
  • Diminuem em muito o dinheiro da mesa e das jogadas. Fica bem mais difícil de extrair valor das suas mãos.
  • Os "bons" (não acho que ninguém que joga assim joga bem) jogadores short stacks jogam sempre no push-or-fold (ou entram e all-in ou não entram). Isso, para mim, tira o grande barato do poker que é a leitura pós-flop. E o pior, depois que eles dobram (quando dobram), saem da mesa... malas!
  • Nunca dão odds para suas mãos com potencial apenas pós-flop. Exemplo: pares baixos e suited connectors. Contra short-stacks, a jogada correta com essas mãos é sempre fold.

Como jogar contra eles?

A primeira coisa é perceber o range de cartas que ele está jogando. Isso pode ser feito pelo VPIP ou PFR (os dois números tendem a ser iguais). Se o VPIP é menor do que 5, normalmente vc vai encontrar algo como TT+ e AK. Alguns jogam com valores maiores, colocando no range 77, 88, 99 e AQ. Jogadores piores, colocam AJ e AT. Jogadores realmente ruins, aumentam o range para mãos como 22+ e KQ, KJ (broadway hands de maneira geral). Jogadores terríveis que deveriam ter o nome pintado de cor diferente e em negrito jogam short-stack da mesma maneira que jogariam deep stack, ou seja, dando raises de 3BB, c-bets, etc. Esses jogadores costumam invariavelmente perdendo todo o dinheiro para a mesa. Depois de percebido, jogue de acordo com o range.

Exemplo 1: imagine que vc tem JJ na sua mão. Vc dá um raise padrão de 3BB (ex. 1,50). Um short stack com VPIP < 5 volta all-in em cima de vc. A mesa roda em fold. A jogada correta, na minha opinião, é fold (a menos que vc tenha uma leitura específica do jogador em questão). Vc só está em vantagem contra um pouco provável TT ou um AK (nesse caso, ligeiríssima vantagem). Contra QQ+ vc está em maus lençois. Atenção: já vi acontecer de alguns short stacks com VPIP baixo entrarem de mini-raise (ex. 1,00). Na minha visão: 90% de chance de ser AA a mão dele.

Exemplo 2: vc tem o mesmo JJ na sua mão. Dois jogadores entram de limp e um short stack com VPIP > 10 volta all-in. A ação chega até vc. Nesse caso, eu acho que a melhor jogada é voltar all-in. Vc provavelmente vai isolar os outros 2 limpers e jogar com provável melhor mão contra o short stack.

E contra os jogadores short stack que gostam de jogar "normal"? Minha visão: um jogador que senta com $10 numa mesa cujo máximo é $50 sem uma estratégia muito específica de jogo (que normalmente envolve o push-or-fold) é um verdadeiro pato. Provavelmente algum jogador novo no on-line que não quer perder muito e que ganhou o dinheiro em um desses sites de incentivo. Ou alguém de nível de poker inferior que está arriscando uma pequena fatia do bankroll no NL50. Contra esses caras, eu sempre quero estar no pote (se ele vai deixar o dinheiro na mesa, que deixe comigo) e sempre jogo com muita pressão no pré e no pós flop. Eles muitas vezes não querem arriscar o dinheiro deles (se quisessem, jogariam com o all-in), querem apenas "brincar". Se eu der raise pré-flop e ele pagar, eu volto all-in com qualquer mão com potencial no pós-flop (par, queda para flush, OESD etc).

Bom, é isso. Não sei se existe, mas deveria haver mesas cujo buy-in mínimo fosse 50BB. Assim tirariam essas ervas daninhas da mesa e deixariam quem quer realmente jogar poker (nota: quem joga com 50BB também costuma ser pato, e nesse caso é pior ainda pois acho que nem existe boa estratégia como o push-or-fold dos short stacks :-)

Quer ficar dando all-in pré-flop?? Vai jogar torneio! :-)

[]s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário